1º FICHAMENTO
Hiperplasia gengival induzida por ciclosporina
A Ciclosporine A-induced gingival hyperplasia
Vera Lúcia Costa Ramalho; Horácio José Ramalho; José Paulo Cipullo; Emmanuel A. Burdmann
Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
“A ciclosporina tem sido usada quase que universalmente na prevenção da rejeição de transplantes de órgãos.”
“O número de pacientes recebendo esta droga aumentou ainda mais com o seu uso no tratamento de doenças auto-imunes como artrite reumatóide, psoríase, líquem plano, pênfigo bolhoso, esclerose múltipla, lúpus eritematoso, miastenia grave, diabetes mellitus, uveites e diversas glomerulopatias”
“Apesar de seu inequívoco sucesso, a ciclosporina é associada a vários efeitos adversos. Muitos deles são dose dependentes e potencialmente reversíveis quando da diminuição ou descontinuação da droga. Os seus principais efeitos colaterais são nefrotoxicidade, hepatoxicidade, hipertensão, neurotoxicidade, aumento da predisposição a infecções bacterianas, fúngicas e virais, e alterações metabólicas (hiperglicemia, hipercolesterolemia). Em termos odontológicos, o efeito colateral mais notável da CSA é o desenvolvimento de hiperplasia gengival (HG).”
“A primeira descrição de um caso de crescimento gengival causado por medicamentos data de 1939 e foi associada ao uso de anticonvulsivantes.”
“A ocorrência deste fenômeno pode interferir com a fala, mastigação e erupção dentária e ser esteticamente muito desagradável.”
“No paciente susceptível, o crescimento gengival freqüentemente acontece entre um a três meses após o início da terapia com ciclosporina12. A extensão da hiperplasia pode variar desde leve mudança no contorno do tecido da papila gengival até a completa cobertura dos dentes, interferindo com a oclusão, mastigação e fala.”
“O aumento gengival é mais pronunciado no aspecto labial da gengiva do que na face palatina ou lingual14. A hiperplasia gengival induzida por CSA não foi observada em pessoas edêntulas15 .”
“As características histológicas de todas as hiperplasias gengivais induzidas por drogas são semelhantes, consistindo principalmente de tecido conjuntivo com um revestimento irregular de múltiplas camadas de epitélio paraqueratinizado de espessura variável. Sulcos epiteliais penetram no tecido conjuntivo subepitelial, produzindo feixes irregulares de fibras colágenas.”
“Como nem todos os pacientes desenvolvem o crescimento gengival, os termos resposta e não resposta têm sido utilizados na literatura para identificar, respectivamente, a existência ou não de susceptibilidade individual e talvez predisposição genética.”
“A idade e o sexo do paciente podem ser fatores adicionais que influenciam a prevalência e gravidade do crescimento gengival induzido por CSA.”
“O tratamento e a prevenção do crescimento gengival induzido por drogas permanecem insatisfatórios. Embora a mudança na dosagem de CSA possa ser considerada eficaz do ponto de vista odontológico, nem sempre é possível na prática médica, pela possibilidade de perda do enxerto. Assim, para o paciente transplantado, há pouca chance de suspender ou diminuir a droga, e cirurgias gengivais repetidas continuam sendo a opção de tratamento.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário