domingo, 5 de junho de 2011

Fui entrevistar e acabei sendo entrevistada


Mais um trabalho realizado desta gincana.
A princípio achei que essa tarefa ia ser difícil. Comecei pedindo ajuda para os meus primos que fazem Medicina, pedido em vão, não consegui nada, então conversando com alguns colegas de sala peguei a idéia deles, entrei na internet a procura de aluno, mais uma decepção (para os primeiros dias), afinal tudo na internet é rápido. Não tendo mais saída fui ao “Salvador da Pátria” Prof. Flávio, que em questão de leitura do e-mail, me enviou uma relação com nomes de alunos que estão cursando mestrado e doutorado. Como diz aquele ditado quando não é oito é oitenta, na mesma noite que recebi a relação do Pro. Flávio, mais dois alunos de doutorados se prontificaram a participar desta gincana. O escolhido foi o primeiro que me respondeu Sergio Vicente de Azevedo. Abaixo segue a minha entrevista ao Sérgio e logo depois a entrevista que Sérgio fez comigo.


Entrevista com o aluno de doutorado pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras


Seu nome completo?
Sergio Vicente de Azevedo

Qual sua formatura?
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, pela FFCLRP-USP

Que tese você esta defendendo?
Minha tese de doutorado é sobre vias de sinalização por insulina e hipóxia em abelhas Apis mellifera.

Que contribuição este estudo pede oferecer para a humanidade?
Para mim uma das maiores contribuições que qualquer coisa pode trazer para o homem é conhecimento, pois o conhecimento dá o poder de escolhas.
Meu estudo é pesquisa básica, ou seja, trás conhecimentos sobre o funcionamento da via se sinalização insulinica (a mesma que o homem tem, que está envolvida com a absorção de glicose pelas células, com o crescimento e proliferação celular, com o controle do apetite, etc) e da via de sinalização por hipóxia (sensível às alterações de oxigênio, controlando a resposta gênica de acordo com o ambiente de cada tecido. Em humanos está envolvida com resposta a ischemia, cancer, metabolismo, etc.) no contexto de abelhas africanizadas Apis mellifera, principalmente com relação aos processos moleculares envolvidos no controle da diferenciação de castas.

O que levou você a estudar este assunto?
Eu sempre tive muito interesse em genética, fisiologia, biologia celular e outras áreas da biologia. Quando entrei na faculdade foi por causa da área molecular. No entanto, embora eu tenha feito vários trabalhos com esses animais durante minha graduação, nunca me atraiu trabalhar com vertebrados ou animais como anfíbios, répteis, aves e mamíferos, devido a isso escolhi trabalhar com um modelo de invertebrados, no caso abelhas.
A escolha desse assunto foi secundária, primeiro eu escolhi trabalhar com meu orientador aí, seguindo a linha de estudos dele, me envolvi nessa linha de pesquisa.

Quantos anos de dedicação?
Nessa linha de trabalho já estou desde 2002, ou seja, 9 anos!
Meu projeto de doutorado foi concluído em praticamente 4 anos!

Descreva um pouco sobre sua pesquisa.
As abelhas Apis mellifera (conhecidas como abelhas africanas e que a gente encontra em todos os lugares) são insetos sociais com a sua estrutura familiar dividida em rainha (reprodutiva), operarias (responsáveis por todo trabalho na colméia) e zangões (que acasala com a rainha). As rainhas colocam cerca de 2000 ovos dia, vivem em torno de 1-2 anos, apresentam morfologia e comportamento distintos dos observados para operárias, que vivem cerca de 45 dias, desempenham tarefas como limpeza, alimentação das crias, forrageamento e defesa.
Essa diferença morfológica, fisiológica e comportamental não é fruto de genomas distintos, mas sim da manifestação distinta de um mesmo fenótipo.
Entendendo como ocorre o controle na determinação do destino de uma larva fêmea (que poderá originar rainha ou operária) podemos entender o por que uma abelha rainha vive mais do que operária, por que os metabolismos são diferentes, etc. o que pode servir de informação para outros organismos, como por exemplo o humano em tópicos como longevidade (quais vias estão envolvidas na elongação da vida? Perguntas como essa)
Embora esse tipo de estudo gere informações para responder perguntas em outros organismos, nào foi esse o objetivo do meu estudo.
Meu estudo se focou em entender como as vias de insulina e de hipóxia, que são vias sensíveis a estímulos ambientais, podem estar envolvidas no controle do processo de diferenciação de castas.

Qual a ligação entre minha tese com a genética.
Bom, genética é o estudo que envolve genes, os genes estão envolvidos no controle de basicamente de nosso desenvolvimento e de todas nossas funções.
Meu estudo lida diretamente com genes, desde a sequencia de nucleotídeos, transcrição, tradução, regulação, interação com outros genes, etc.

A gente tem muita dificuldade de separar: Genética, Biologia Celular, Biologia Molecular, Fisiologia...pois todas essas áreas se sobrepõem muito!

Espero ter ajudado!
Sorte em sua faculdade!
Tomara que vc se livre da prova! kkk

Att,
Sergio

A entrevista do Sérgio comigo, começou assim:

Oi Anni,
Encaminho as respostas de suas perguntas.
Aproveitando o questionário, você poderia respondê-lo para mim também? Assim eu saberia um pouco mais de seu estudo!

Espero que tenha sido útil,
Abraço
Sergio.

Oi Sergio!!!!
Obrigada pelas respostas
 Meu nome: Anni Calou Torres Filgueira, sou casada, tenho dois filhos lindos.
 Já sou formada em Serviço Social, com Pós Graduação em Saúde da Família e Docência no Ensino Superior , esta pós fiz quando passei pela experiência em ensinar nesta mesma faculdade que hoje estou cursando, mas infelizmente ou felizmente, não sei, mas não gostei de ser professora e abandonei esta profissão. Sou concursada pela Prefeitura de Barbalha-Ce, minha cidade, na minha área de Serviço Social e gosto muito do que faço.
 O que me levou a voltar a estudar, foi meu esposo, que já é dentista, com especialidade em Ortodontia, há mais de doze anos e eu o acompanho no consultório a este mesmo tempo.
Com a chegada do curso de Odontologia na Região do Cariri, na cidade do Juazeiro, ele perguntou se eu não gostaria de fazer, já que estou com ele todas as tardes no consultório, já tenho uma boa vivência, falta à parte metodológica, científica.....então arrisquei o vestibular, que para ser sincera não acreditava que passava pelo fato de ter terminado meus estudos a um bom tempo, mas pela vontade Divina passei e estou gostando de ser novamente aluna.
 Com relação a faculdade, este trabalho é para a disciplina de Genética, onde o Doutor\ Professor Flávio fez um desafio e passou para a AV2 uma gincana e uma das atividades como já lhe falei é entrevistar um aluno que esteja cursando um mestrado ou doutorado, graças a Deus encontrei você que foi muito legal comigo. Já estou terminando as demais atividade e se Deus quiser concluirei todas e não serei preciso fazer a prova, uma a menos no meio de oito disciplinas que pago.
Desculpe, mas posso fazer mais uma pergunta¿ qual a ligação da sua tese com Genética¿
Mais uma vez muito obrigada, esta entrevista irá me ajudar muito.
ATT. Anni

Nenhum comentário:

Postar um comentário